Projeto quer construir ‘arca de Noé’ moderna para enviar para a Lua

Por Portal do Holanda

17/03/2021 13h23 — em Tecnologia

Foto: Pixabay / seriam necessários 250 foguetes para transportar todas as amostras

O projeto da Universidade do Arizona criou uma proposta para a criação de um repositório de células reprodutivas, com espermatozoides e óvulos de 6,7 milhões de espécies terrestres, incluindo a humana, para enviar para a Lua.

A ideia foi criada pelo engenheiro aeroespacial e mecânico Jekan Thanga,  em sua defesa da tese, na conferência anual do Instituto de Engenheiros Aeroespaciais Eletrônicos e Elétricos, realizada no último sábado, ele explicou que foi motivado pelo "ambiente naturalmente volátil" na Terra.

De acordo com Thanga, deixar esse repositório na Terra, deixaria a continuação das espécies à mercê de desastres naturais, tornando a Lua o melhor lugar.

De acordo com o UOL, a amostra seria armazenada em poços recém-descobertos na superfície lunar, Thanga explicou que a  ‘arca’ iria preservar as espécies criogenicamente em temperaturas abaixo de 150 graus celsius. Para o transporte seriam necessários 250 foguetes para transportar todas as amostras.

O projeto ambicioso tem um conceito de arca já defendido por outro projeto, o Silo Global de Sementes de Svalbard, no Polo Norte, onde cientistas noruegueses estão mantendo sementes de milhares de plantas em uma estrutura de pedra que, segundo eles, foi projetada para resistir a possíveis desastres.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia