Compartilhe este texto

Pragas atacam computador e roubam informações

Por Portal Do Holanda

26/03/2015 12h51 — em
Tecnologia



Seu computador ficou lento sem motivo aparente? Cuidado, você pode ser vítima de pragas cibernéticas conhecidas como Cavalo de Troia, as quais podem escravizar a máquina, a partir de acesso remoto e usá-la para finalidades não recomendáveis, ou, pior, se apropriar de dados sensíveis como números de cartões de crédito, senhas bancárias, entre outras informações pessoais, informa o site TIinside.

Estimativas de laboratórios de informática consideram que pelo menos 2,5 milhões de computadores que acessam internet banking no Brasil estão contaminados com trojans, como também são conhecidos esses software maliciosos.

Como esses malwares fazem a fraude no ambiente de sistema da própria máquina, se torna difícil rastrear a origem do ataque. O malware geralmente chega em algum e-mail que o usuário clica, para fazer download  de ofertas imperdíveis.

Depois de infectado e com acesso remoto liberado para o cibercriminoso, além da obtenção de informações bancárias e de cartões de crédito, o programa malicioso pode fazer uma série de ações prejudiciais a terceiros usando a conta de e-mail do proprietário da máquina. Entre essas ações se destacam enviar e-mails e fazer transações bancárias em nome da vítima, instalar outros programas maliciosos, controlar dispositivos do sistema como câmeras, mouse, teclado, som, usar a máquina para realizar ataques de negação de serviço, entre outros.

A melhor prevenção, dizem os técnicos, e ter cuidado ao abrir anexos de e-mails que prometem a foto daquela atriz lindona pelada ou um negócio que vai lhe render uma fortuna, além de ser imprescindível ter instalado um software antivírus devidamente atualizado.  


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia