Planeta do tamanho da Terra é descoberto

Por Portal do Holanda

30/10/2020 10h04 — em Tecnologia

Foto: Jan Skowron / Observatório Astronômico da Universidade de Varsóvia, Polônia

Cientistas da Universidade de Varsóvia, na Polônia, anunciaram a descoberta de um planeta errante com tamanho aproximado ao da Terra, vagando pela Via Láctea. A pesquisa foi publicada pela revista Astrophysical Journal Letters nesta quinta-feira (29).

De acordo com os cientistas, o planeta errante é o menor já visto até hoje. A Via Láctea é cheia de planetas errantes, como são chamados os planetas que não estão ligados gravitacionalmente a nenhuma estrela.

Por exemplo, a Terra está ligada ao sol, girando ao redor dele, assim como os planetas do sistema solar.

Os planetas errantes, também chamados de exoplanetas, raramente podem ser observados diretamente com telescópios, pois eles ficam escondidos pela luz forte das estrelas que orbitam, e já que eles por definição não possuem uma estrela hospedeira, a detecção por métodos convencionais se torna difícil.

Os exoplanetas podem ser localizados usando o fenômeno astronômico chamado microlente gravitacional, no qual a presença de massa no espaço curva o espaço-tempo. No caso dos planetas errantes eles agem como uma pequena lente deformando o espaço-tempo ao redor.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia