Pela primeira vez, chegaremos à 200 km de distância do planeta Mercúrio

Por Portal do Holanda

01/10/2021 15h24 — em Tecnologia

Foto: Pixabay

A primeira missão de Europa à Mercúrio, a BepiColombo, com tecnologia e ciência portuguesas será realizada hoje, com seis missões de Mercúrio perto do nível do mar 200 quilômetros antes que as duas sondas que compõem o módulo sejam finalmente colocadas em órbita planetária, em 2025.

O objetivo é pesquisar mais sobre o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, em especial, seu campo magnético e a sua exosfera. 

O BepiColombo foi enviado ao espaço em outubro de 2018 com o objetivo de explorar Mercúrio em uma missão conjunta da Agência Espacial Européia (ESA) e da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa).

A astrofísica Joana S. Oliveira faz parte da equipa científica da missão BepiColombo da ESA, a Efacec tem fabricado equipamentos electrónicos que monitorizam a radiação espacial durante a viagem e funcionamento de um dos detectores.

A ESA espera que os dados recolhidos pelo BepiColombo através do canal de Vénus possam fornecer informações úteis para a missão da nave EnVision, que será lançada em 2030 para estudar a atmosfera do planeta.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia