Compartilhe este texto

Nova pesquisa prova a misteriosa origem das auroras boreais

Por Portal Do Holanda

11/06/2021 16h43 — em
Tecnologia


Foto: Pixabay

A aurora boreal é um dos maiores espetáculos naturais de luzes da Terra, um fenômeno exclusivo de elevadas altitudes que há muito entusiasma leigos e especialistas. A sua origem sempre foi discutida, mas nunca tinha sido provada, ou pelo menos, não até agora.

Um grupo de cientistas da Universidade de Iowa provou que "a aurora mais brilhante é produzida por poderosas ondas eletromagnéticas durante as tempestades geomagnéticas", disse a CNN.

Este estudo agora publicado prova que este fenômeno acelera o movimento dos elétrons para a Terra, fazendo com que as partículas produzam luz e sombra.

Greg House, professor associado do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Iowa e co-autor do estudo, disse à publicação que "as medições mostram que este pequeno grupo de elétrons" experimentou "semelhante a um surfista pegando uma onda e movendo-o junto A onda continua acelerando conforme avança." Essa ideia, agora comprovada, foi proposta pela primeira vez em 1964 pelo físico russo Lev Landau.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia