Compartilhe este texto

Nova forma de ataque põe redes Wi-Fi em perigo

Por Portal Do Holanda

09/06/2015 12h14 — em
Tecnologia



Sua rede Wi-Fi ou por cabo pode sofrer nova forma de ataque e colocar em risco informações pessoais e até a movimentação de contas bancárias para aqueles que usam computadores para esse fim. A informação é do site TI Especialistas.

Se até o agora, para infectar uma máquina era necessário clicar em um link em e-mail ou site malicioso ou fazer download para instalar aplicativos, a nova maneira não necessita mais desse expediente: basta abrir um e-mail ou site malicioso e a praga se instala.

O alvo do ataque é o roteador local de sua rede, o qual tem a configuração modificada durante o ataque. Em um e-mail podem existir centenas de URLs usadas para fazer a mudança de configuração do roteador. Se bem sucedido, o usuário não notará nenhuma mudança em sua máquina, mas ao reiniciá-la, receberá a nova configuração de DNS e sua interação com a internet passa ser monitorada pelos atacantes que podem se apropriar das informações do usuário.

O ataque, dizem os especialistas, é possível porque os roteadores, na maioria das vezes, mantêm usuário e senha padrões, de fábrica, e os equipamentos mais antigos são mais propensos ao ataque. A recomendação é mudar as configurações padrões por uma senha específica, do usuário.

Se o roteador estiver hackeado, todos equipamentos conectados a ele como smartphone, tablets, notebook, computadores, entre outros, se tornam vulneráveis.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia