Compartilhe este texto

Nasa explica origem das luzes no céu mexicano durante terremoto

Por Portal Do Holanda

08/09/2017 9h36 — em
Tecnologia


Foto: Reprodução

As luzes que iluminaram o céu da Cidade do México durante o terremoto sentido nesta quinta-feira (7), madrugada desta sexta-feira (8) no Brasil, são um fenômeno natural, ocasionado pela carga eletromagnética gerada pelas rochas, explicou o cientista da NASA Friedemann Freund, para o jornal mexicano El Universal. O terremoto severo, de magnitude 8,4, sacudiu o México, informou a Unidade Federal de Proteção Civil do país.

O choque das placas tectônicas produziu o tremor, mas quando "o nível de stress (entre as rochas) é alto, surgem cargas eletrônicas que transformam momentaneamente uma pedra isolante em um semicondutor", anotou Freund.

Semicondutores são materiais com nível de condutividade elétrica, entre algum metal e um isolador, e são utilizados para fabricar transistores.   

Assim, durante o terremoto, "as pedras da crosta terrestre crescem e se curvam sob o ataque das forças tectônicas, as cargas [eletromagnéticas] que estão dentro, são liberadas e geram uma variedade deslumbrante de fenômenos que até fazem parte do folclore dos terremotos em várias regiões do mundo", ressaltou Freund. Com informações da Spunitk News Brasil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia