Siga o Portal do Holanda

Tecnologia

Nasa anuncia descoberta de planeta que pode abrigar vida

Publicado

em


A Agência Espacial Americana, Nasa, anunciou nesta quinta-feira (23) a descoberta de um planeta extrassolar localizado a cerca de 1,4 mil anos-luz da Terra, batizado de Kepler 452b, que tem características muito parecidas com a Terra. O planeta “quase gémeo” é 60% maior do que o nosso, possui órbita de 385 dias e gira em torno de uma estrela muito parecida com o Sol, na chamada “zona habitável” – nem muito perto para ser muito quente, nem muito longe para ser muito frio. Esta característica, considerada de extrema importância para abrigar vida, permite a existência de água líquida em sua superfície, o que é considerado essêncial para que a vida, como a conhecemos, possa existir.

Graças ao tamanho, ao tipo de estrela que orbita e a distância que se encontra do Sol, o Kepler 452b tem cerca de 50% de chances de ser rochoso, tal como a Terra. Contudo, embora tenha tamanho e brilho muito similares ao do nosso Sol, a estrela do Kepler 452b é 1,5 bilhão de anos mais velha do que a nossa. Cientistas querem saber se o que Kepler 452b está  experimentando agora é o que a Terra passará daqui a mais de um bilhão de anos, quando o Sol estiver mais velho e brilhante.

De acordo com O Globo, o planeta “quase gêmeo” da Terra faz pertence a uma grande leva de novos candidatos a planetas extrassolares saídos de análises dos dados coletados pelo telescópio espacial Kepler durante os quatro anos em que funcionou a plena forma, entre 2009 e 2013. Mais de 500 possíveis candidatos ainda precisam ser analisados. “Este catálogo contém nossa primeira análise de todos os dados do Kepler, assim como uma avaliação automatizada destes resultados”, conta Jeffrey Coughlin, cientista do Instituto Seti (sigla em inglês para “busca por vida extraterrestre inteligente”) e líder do esforço que revelou os novos candidatos, que se somam aos mais de 4 mil já encontrados nos dados do telescópio espacial. 

+ Tecnologia

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.