Compartilhe este texto

Fim do wi-fi? Luzes em breve poderão transmitir sinal de internet

Por Portal Do Holanda

28/10/2016 9h40 — em
Tecnologia



“Me amarrota que eu tô passada!”

Desde 2011 o professor alemão Harald Hass, da Universidade de Edimburgo, defende que a internet deveria ser transmitida por equipamentos que já existem, como lâmpadas e luzes em geral, ao invés dos caríssimos equipamentos da tecnologia wi-fi.

O professor comprovou em apresentação no TED, que sua ideia não só é possível, como funciona e pode provocar uma revolução no acesso global à internet sem grandes custos. Hass chamou de Li-Fi um sistema que, a grosso modo, utiliza a luz de lâmpadas e um painel de recepção de energia solar para transformar essa emissão de luz em informação.

As variações – invisíveis a olho nu – se dão através de alterações no brilho e na intensidade da luz, e já funcionam em testes de laboratório a 50 megas por segundo. Com isso qualquer poste de rua ou luz de casa pode ser transformada em um emissor de internet.

A apresentação de Hass no TED parece ter trazido seu projeto para o interesse da população e do mercado – o professor espera que muito em breve sua tecnologia esteja disponível. Esse talvez seja o mais contundente passo oferecido para aumentar os 40% da população mundial que hoje acessam à internet em um salto capaz de alcançar mais de 80% – e sem causar uma explosão no consumo de energia.

com informações do UOL


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia