Ciência trabalha em novo projeto para identificar OVNIs através de sensores

Por Portal do Holanda

16/03/2021 9h22 — em Tecnologia

Foto: Unidade Sky Hub (Imagem: Sky Hub)

Foi criado um projeto para monitorar OVNIs (Objeto Voador Não Identificado) chamado Sky Hub, que busca aliar baixo custo e alta capacidade tecnológica para promover uma rede global de sensores inteligentes capazes de capturar dados digitais de eventos assim.

Os dados recolhidos pela Sky Hub ficam guardados em nuvem, podendo ser acessado e consultado por outras pessoas. Devido aos vários relatos de OVNIs, a tecnologia da IA (Inteligência Artificial) responsável por coletar e analisar o dados, contribui bastante para pesquisas desta área.

De acordo com Christopher Cogswell, presidente do conselho executivo cientifico do Sky Hub, um dos motivos em destaque da inciativa é, além de aumentar a rede de sensores em propriedades civis, classificar dados de eventos anormais e cooperar com pesquisadores. Ainda pretende-se criar um banco de dados digital que qualquer um possa acessar. Entretanto, esse software ainda está em fase de teste e sujeito à alterações.

Os estudos e procuras por OVNIs, não se trata apenas de algo para teorias da conspiração, mas sim de oportunidades de estudo sobre relatos e objetos desconhecidos no céu que, apesar da dificuldade de identificar, valem a atenção da ciência.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia