Compartilhe este texto

ByteDance lança assistente de voz com IA para smartphones chineses

Por Reuters

01/12/2025 13h54 — em
Tecnologia



Por Liam Mo e Brenda Goh

PEQUIM, 1 Dez (Reuters) - A gigante chinesa de tecnologia ByteDance anunciou nesta segunda-feira o lançamento de uma ferramenta de controle de voz por inteligência artificial, que estreará em um smartphone fabricado pela ZTE Corp., antes de se tornar disponível em telefones de outros fabricantes oportunamente.

O assistente de IA, baseado no popular modelo de linguagem grande Doubao da ByteDance, permite que os usuários ativem tarefas por voz, como encontrar conteúdo e reservar ingressos.

A ferramenta competirá com recursos de IA semelhantes introduzidos por fabricantes chineses de smartphones, como Huawei e Xiaomi . A Apple ainda não disponibilizou sua solução Apple Intelligence na China, embora a Alibaba tenha afirmado que faria parceria com a Apple para desenvolver recursos de IA para iPhones no país.

A ferramenta de voz com IA da ByteDance aparecerá pela primeira vez no aparelho Nubia M153 da ZTE, atualmente um protótipo com preço de 3.499 iuanes. O dispositivo está disponível para pré-venda em quantidades limitadas.

As ações da ZTE subiram 10% na segunda-feira, atingindo o maior nível desde 29 de outubro, impulsionadas por notícias sobre o novo telefone e também pela informação de que a empresa havia conquistado uma série de contratos para o fornecimento de equipamentos 5G no Vietnã.

Em comunicado, a ByteDance afirmou que não tem planos de desenvolver seus próprios smartphones e que está em negociações com vários fabricantes de celulares para lançar o assistente de voz com inteligência artificial.

A ByteDance, proprietária do TikTok e da versão chinesa do aplicativo de vídeos curtos Douyin, emergiu como a principal empresa de aplicativos de IA para o consumidor na China graças ao seu chatbot Doubao.

Em outubro, o Doubao tinha 159 milhões de usuários ativos mensais, muito mais do que o Yuanbao da Tencent , com 73 milhões, e o DeepSeek, com 72 milhões, segundo a plataforma de monitoramento de produtos de IA Aicpb.com.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia