Compartilhe este texto

Astrônomos observaram explosão de uma estrela gigante pela primeira vez

Por Portal do Holanda

06/01/2022 15h56 — em
Tecnologia


Foto: Pixabay

Uma equipe de astrônomos conseguiu observar os últimos momentos antes de uma estrela começar a se expandir. Os pesquisadores se voltaram para um telescópio da Universidade do Havaí e conseguiram coletar dados dos últimos 130 dias antes da explosão da gigante vermelha chamada SN 2020tlf.

O autor da pesquisa Wynn Jacobson-Galán disse: "Este é um avanço em nossa compreensão do que uma superestrela fará antes da morte". "A atividade pré-supernova de uma supergigante vermelha nunca foi detectada diretamente. Pela primeira vez, vimos um supergigante vermelha explodir. "

Até o momento, as informações disponíveis indicam que as atividades dos gigantes vermelhos estão em sua maioria calmas, sem sinais de explosões ou erupções violentas.

Porém, no caso do SN 2020tlf, a ideia é que algumas dessas estrelas tenham sofrido grandes modificações, causando alterações em sua estrutura interna e ocasionando a liberação de gás antes do colapso final.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia