Siga o Portal do Holanda

Tecnologia

Acadêmico da UEA cria Dicionário Naval para dispositivos móveis

Publicado

em

Os principais conceitos e termos navais agora estão reunidos em um aplicativo com versões para dispositivos móveis. Trata-se do app Dicionário Naval, que é uma ferramenta colaborativa criada para expandir o conhecimento com estudantes e profissionais do setor da navegação.

Segundo o criador do aplicativo e acadêmico do curso de engenharia naval da UEA, Paulo Brilhante, de 19 anos, a ideia foi proposta pelo professor e engenheiro Paulo Azevedo durante aulas do curso de graduação. Ele resolveu colocar em prática o projeto com ajuda do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC).

O especialista em transporte hidroviário interior do Intra e um dos apoiadores do projeto, José Teixeira, destacou que o Dicionário Naval é importante para minimizar essas dificuldades e carências encontradas na indústria naval.

Uma das inovações do app é trazer um dicionário naval ilustrado diferenciando dos demais glossários existentes. "A maioria dos glossários não é ilustrada, o que dificulta a interpretação desses termos. Além de gerar conteúdo para indústria naval local, a nossa intenção foi facilitar a interpretação desse conteúdo ilustrando o máximo possível os conceitos já estabelecidos", ressaltou Teixeira.

 

Veja Também

O aplicativo reúne principais conceitos navais. O sistema foi projetado usando como referência alguns bancos de informação, dentre eles da Marinha do Brasil, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e outros dicionários navais. Ao todo, o dicionário tem 96 termos. Entretanto, uma nova atualização é preparada e ampliará o acervo para 157 palavras.

O app Dicionário Naval  surgiu a partir de um grupo de pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com cooperação do Instituto de Pesquisa em Transportes (Intra). A iniciativa contou ainda com apoio do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

+ Tecnologia

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.