Início Tecnologia Alibaba tem resultado abaixo do esperado com peso de investimento em ecommerce
Tecnologia

Alibaba tem resultado abaixo do esperado com peso de investimento em ecommerce

Reuters

Por Akash Sriram e Casey Hall

19 Mar (Reuters) - O Alibaba divulgou nesta quinta-feira aumento de 1,7% na receita do terceiro trimestre, mas uma queda de 66,3% no lucro líquido, ambos abaixo das estimativas dos analistas, com o resultado sendo pressionado por investimentos em entregas em uma hora e promoções que não conseguiram estimular a demanda.

As ações do Alibaba, a maior empresa de comércio eletrônico da China, listadas nos EUA, caíram mais de 6% no início do pregão, depois da empresa divulgar receita de 284,84 bilhões de iuans (US$41,3 bilhões) nos três meses até dezembro, contra estimativas da LSEG de aumento de 3,7%.

A empresa informou um lucro ajustado de 7,09 iuans por ação, bem abaixo das estimativas de 11,64 iuans do mercado.

IA LUCRATIVA?

A receita da Alibaba com computação em nuvem superou as expectativas do mercado, com um crescimento de 36%. A empresa lançou várias integrações de agentes de IA para o lado do negócio voltado para o consumidor e escalou investimentos. Esta semana, o Alibaba disse que separará os negócios de IA de seu braço de computação em nuvem.

O recém-formado grupo de negócios Alibaba Token Hub, liderado pelo presidente-executivo, Eddie Wu, é o sinal mais claro da empresa de que está mudando seu foco para assistentes digitais baseados em modelos de IA que consomem muito mais tokens - unidades de dados que os modelos usam para gerar linguagem - do que os tradicionais chatbots de perguntas e respostas.

De acordo com Jamie Chen, da Third Bridge, uma campanha promocional pré-Ano Novo Chinês com o chatbot Qwen do Alibaba, que foi além de responder a perguntas e passou a facilitar os pedidos dos consumidores para entrega de alimentos e outros produtos, levou os usuários ativos diários a cerca de 50 milhões, mas o uso caiu desde então.

"A retenção de trinta dias permanece relativamente baixa, com usuários envolvidos principalmente em entretenimento geral e cenários relacionados ao consumidor, indicando baixa fidelidade do usuário", disse Chen.

"Nos próximos cinco anos, nossa meta é ultrapassar US$100 bilhões em receita externa combinada de computação em nuvem e IA", disse Wu a analistas.

Os executivos reiteraram nesta quinta-feira a meta de atingir 1 trilhão de iuans de volume bruto de mercadorias (GMV) - uma métrica comumente usada para vendas de comércio eletrônico - e disseram que o negócio será lucrativo no ano fiscal de 2029.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!