Casarão de Ideias apresenta monólogo “A Tabacaria” nesta quinta-feira

Por Portal do Holanda

15/03/2016 12h47 — em Agenda Cultural

Considerado o poema mais conhecido de Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, "A Tabacaria" ganha vida na interpretação do ator amazonense Geraldo Langbeck. O monólogo será encenado nesta quinta-feira (17), às 20h, como parte da programação do projeto cultural "Quintas, Cias e Ideias", na sede do Casarão de Ideias, localizada na rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro. A entrada é franca. 

Oscilando entre o mundo interior e a realidade cósmica, o poeta trata, ao mesmo tempo, da angústia do cotidiano e dos sonhos de libertação. Segundo Langbeck, o poema e a montagem mexem bastante com a alma humana.

"Esta obra apresenta um cara que, supostamente, é o próprio Fernando Pessoa falando de si, com o seu heterônimo de Álvaro de Campos. A tabacaria é a única coisa que o liga ao mundo da realidade. É um poema intimista, de altos e baixos, é uma fase muito depressiva do poeta, próxima de sua morte, onde já estava muito amargo", contou o artista, com 34 anos de carreira.

"Eu conheci a obra de Fernando Pessoa por intermédio de Maria Bethânia. No final dos anos 1970, ela fazia muitos discos ao vivo e, durante os shows, também recitava poemas, como da Clarice Lispector e do próprio Fernando Pessoa. Por isso, eu digo que ela me apresentou o trabalho do Fernando Pessoa. Sempre andava com um vinil da Bethânia debaixo do braço, coisa de fã, e em razão disso também presto uma homenagem a ela no espetáculo. Tem a música 'Os argonautas', com Caetano Veloso e Elis Regina, e 'Janelas Abertas N° 2', com Maria Bethânia. Todas essas canções foram inspiradas nas obras de Fernando Pessoa", acrescentou.

O monólogo 'A Tabacaria' foi dirigido por Theo Correa, que faleceu no final do ano passado. "Ele foi uma figura importante do teatro amazonense dos anos 1990 ao início dos anos 2000. Montamos a peça de uma forma intimista para ter uma praticidade na hora de viajar", revelou.

Após a apresentação do Casarão de Ideias, a montagem retorna para o espaço cultural O Alienígena, com encenação nos dias 24 e 31 de março, às 19h30, com entrada no valor de R$ 10 (por pessoa). O Alienígena fica localizado na rua Lima Bacury, 64C, Centro.

O projeto "Quintas, Cias e Ideias" é promovido pelo Casarão de Ideias - Um Lugar Para Todas as Artes, com patrocínio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio do edital Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015. A iniciativa contemplará diversos segmentos artísticos em suas ações, entre eles teatro, dança, música, audiovisual e artes plásticas


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural