Compartilhe este texto

Seduc anuncia pacote de ações para melhorias da Educação no Amazonas

Por Portal Do Holanda

16/10/2017 18h41 — em
Amazonas


Foto: Pedro Braga Jr. / Portal do Holanda

A Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) anunciou nesta segunda-feira (16) um pacote de medidas a serem adotadas para melhorar o sistema de educação do Estado.

A primeira medida a ser adotada até o final do mês é o pagamento da 4ª parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a 31 mil funcionários do sistema atual.

De acordo com o secretário de educação, José Augusto Melo, entre as medidas emergências está incluso o concurso público com 8.100 vagas para preencher o quadro de funcionários em todos os municípios do Estado.

O Edital vai abranger 7.000 professores e 1.100 cargos diversos relacionados ao quadro escolar (psicólogo, auxiliar administrativo, etc) e deve ser lançado em fevereiro de 2018. A previsão é que o resultado seja divulgado até julho e os aprovados sejam chamados em novembro, para darem início no ano letivo de 2019.

O governador do Estado, Amazonino Mendes, também encaminhou a Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) um projeto de lei para regulamentar o Programa Estadual de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional Docente do Amazonas (Prodea), que regularizará  o afastamento remunerado de professores para a realização de mestrado e doutorado. Até o momento aqueles que desejavam se capacitar tinham que abrir mão de seus salários ou usar de outros artifícios previstos por lei para assim realizarem suas especializações.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Seduc, Amazonas

+ Amazonas