Compartilhe este texto

Trabalhar sentado por longos períodos aumenta 16% risco de morte precoce

Por Portal Do Holanda

13/02/2024 13h51 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Pixabay

Um estudo da Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, publicado na revista JAMA Network Open, mostra que pessoas que passam longos períodos sentados no trabalho têm 16% a mais de chance de morrer precocemente.

Ao longo de 20 anos, 500 mil pessoas foram analisadas no estudo e ficou constatado que o risco de morte por doença cardiovascular crescia 34% entre os que passavam mais tempo sentados.

Os pesquisadores analisaram que as pessoas que alternavam o tempo sentado e em pé não tinha risco de morte aumentado. Já aqueles que ficavam longos períodos sentados, mas faziam exercício físico nas horas vagas tinham risco de mortalidade reduzido.

Para os cientistas, o aumento do risco de morte e doenças cardíacas pode ser compensado com exercícios físicos diários de até 30 minutos.

Ao longo da pesquisa, 26.257 pessoas morreram sendo que 15.045 eram pessoas que ficavam muito tempo sentadas. Entre as mortes relacionadas a doenças cardiovasculares, 60% delas era do grupo predominantemente sentado.

Para os pesquisadores, algumas mudanças no ambiente de trabalho pode ser adotadas para evitar a morte precoce como: intervalos regulares, ambiente para atividade física e mesas em pé.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar