Tempero popular pode causar câncer no estômago, diz OMS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de sal, um dos temperos mais utilizados mundialmente, especialmente no Brasil, pode trazer sérios riscos à saúde. Embora o sódio, presente no sal, seja um nutriente essencial, seu uso prolongado em grandes quantidades pode aumentar a probabilidade de desenvolver câncer de estômago e outras doenças graves.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alerta que o consumo elevado de sódio está associado a um maior risco de doenças cardíacas, como acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, morte prematura, agravamento da asma, osteoporose, cálculos renais e insuficiência renal. Para evitar esses problemas, a OMS recomenda reduzir o consumo de sal na dieta diária, substituindo-o por alternativas mais saudáveis.
Nutricionistas sugerem a inclusão de temperos naturais que podem substituir o sal e manter o sabor dos alimentos. Entre as principais opções estão: Orégano, Alecrim, Açafrão Coentro e Cominho.
Essas ervas e especiarias são excelentes alternativas para uma dieta mais saudável e balanceada, ajudando na prevenção de diversas doenças sem comprometer o sabor das refeições.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar