Compartilhe este texto

Saiba quais exames são essenciais para começar o ano com a saúde em dia

Por Portal do Holanda

08/01/2022 11h38 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Freepik

A atenção à saúde do corpo é defendida por especialistas como essencial para prevenir o surgimento de doenças como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Por isso, no início do ano, ou antes das viagens de férias, muitas pessoas costumam procurar médicos para realizar os chamados 'check-ups', conjunto de exames voltados a avaliar as condições do paciente.

Tão importante é a realização dessas avaliações que uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) aponta que 64% dos pacientes crônicos controlam a doença por meio de exames laboratoriais e 48% acreditam que deveriam ter feito exames médicos também com mais antecedência.

"Os testes laboratoriais auxiliam no diagnóstico e prognóstico, prevenção e estabelecimento de riscos para inúmeras doenças, bem como definição de tratamentos personalizados, assim como evitam a exposição do paciente a procedimentos médicos mais complexos", afirma Luciana Figueira, coordenadora técnica do Sabin Medicina Diagnóstica.

A especialista informa que entre os principais exames indicados nos check-ups está o hemograma. Essa avaliação consegue identificar anemias, leucemias, infecções bacterianas e virais, processos inflamatórios e muitas outras condições.

Outra indicação da profissional são os exames de glicose, colesterol total e frações. O primeiro avalia o nível do açúcar no sangue e é utilizado para diagnosticar diabetes, doença que atinge 16,8 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Já o segundo identifica o nível de colesterol no paciente. Quando alto, esse lipídio (gordura) pode limitar o fluxo do sangue, aumentando os riscos de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Na lista do check-up completo está também o exame de ureia e creatinina. Com uma pequena quantidade de sangue, é possível avaliar a saúde dos rins e identificar se há algum problema relacionado a esse órgão, como tumores e infecções.

Outros exames do check-up são:

TGO (AST) e TGP (ALT)

O exame quantifica as enzimas TGO e TGP e avalia o funcionamento do fígado. Podem estar alteradas na vigência de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém não são específicas para o diagnóstico destas doenças.

TSH e T4 livre

Avalia o funcionamento da glândula tireóide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Ácido úrico

Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal. A elevação das dosagens de ácido úrico é frequentemente associada a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

Exames de urina e fezes

Entre os mais conhecidos, o teste de urina (Elementos Anormais do Sedimento - AES) serve para verificar possível infecção ou alteração de saúde, como pedra nos rins. Já o Exame Protoparasitológico de Fezes (EPF) identifica se há formas parasitárias eliminadas junto das fezes, como ovos e larvas.

Luciana Figueira ressalta que a realização dos testes de forma precoce auxilia na descoberta de possíveis doenças ou predisposição a elas, o que ajuda no tratamento e confere um melhor estado de saúde.

"O intuito desses exames no início do ano é justamente avaliar o corpo, manter o bem-estar e ajudar a prevenir complicações de doenças, especialmente as que são silenciosas", comenta a bioquímica.

Luciana Figueira lembra que, para exames de check-up, não há necessidade de uma periodicidade menor que seis meses. Porém, pacientes que estão em tratamento médico devem seguir as recomendações de seus especialistas para a realização dos exames necessários. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar