Saiba o que é ‘fungo preto’ que mutila e mata pacientes de covid na Índia

Por Portal do Holanda

26/05/2021 17h36 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Liminha / Portal do Holanda

A Índia registrou na última semana, quase 9 mil casos de mucormicose, uma infecção causada por um fungo. O chamado 'fungo preto', vem causando morte e casos de mutilação e está sendo classificado como "um pesadelo dentro da pandemia" no país.

De acordo com o G1, a taxa de mortalidade entre os infectados é de 50% e alguns pacientes só chegaram a ser salvos após cirurgia de remoção de olhos.

Mas afinal,  o que é a infecção por mucormicose e por que ela tem efeitos tão devastadores?

1 - A mucormicose é causada pela exposição ao fungo mucoso, que faz parte da família Mucoraceae, comumente encontrado no solo, plantas, esterco e frutas e vegetais em decomposição. O fungo afeta a face, o cérebro e os pulmões e pode ser fatal em pessoas com diabetes ou em pessoas gravemente imunossuprimidas, como pacientes com câncer ou pessoas com HIV/AIDS.

2 - Médicos acreditam que ela pode ser causada pelo uso de esteroides, que são compostos farmacológicos usados ​​para tratar pacientes graves ou gravemente doentes com Covid-19.

Os esteróides reduzem a inflamação nos pulmões e ajudam a interromper alguns dos danos que podem ocorrer quando o sistema imunológico do corpo se acelera para combater o coronavírus. Porém, também reduzem a imunidade e aumentam os níveis de açúcar no sangue, tanto em pacientes diabéticos como não-diabéticos com covid-19.

3 - Quem sofre de infecção por fungos geralmente apresenta sintomas de congestão nasal e sangramento.

Também inchaço e dor nos olhos, pálpebras caídas, visão turva e, no pior dos cenários, perda de um olho. Pode haver manchas pretas na pele ao redor do nariz.

Médicos dizem que a maioria de seus pacientes chega tarde demais para ser tratada, quando já estão perdendo a visão. Os médicos precisam remover cirurgicamente o olho afetado para evitar que a infecção chegue ao cérebro.

4 - A mucormicose não é contagiosa entre pessoas ou animais. O fungo só se desenvolve em pacientes com as condições específicas no corpo, como diabetes ou imunossupressão causada por outras doenças.

Porém, como ele se espalha por esporos de fungos presentes no ar ou no ambiente, é quase impossível evitá-lo.

Apesar da grande quantidade de infectados, um alto funcionário do governo indiano, V. K. Paul, afirmou que "não há um grande surto" de mucormicose. No entanto, um número crescente de casos foi notificado em todo o país, chegando a mais de 8,8 mil na última semana.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar