Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Sabe quais são os alimentos preferidos das bactérias? Descubra!

Publicado

em


As bactérias estão por todo o lado. No nosso corpo, no ar, nos utensílios de cozinha e mesmo nos alimentos que ingerimos. Ainda que os alimentos contenham micro-organismos, isso não os torna impróprios para consumo. O problema é que as bactérias crescem muito rapidamente dependendo das condições do ambiente. O que pode gerar indisposições, diarréia, febre e infeções. Para garantir que os seus alimentos contenham o mínimo possível de bactérias é essencial assegurar a sua qualidade e ter atenção à higiene e à conservação dos produtos.

Segundo explicou a nustricionista Carla Cotta ao jornal O Dia, em muitos casos não há sinais visíveis da contaminação nos produtos. Por exemplo, as frutas e verduras frescas atraem mais fungos, por serem ricas em água. Além disso, podem ser infectadas por vermes, caso sejam plantadas em adubo contaminado por fezes ou esgotos.

Abaixo os alimentos preferidos das bactérias, segundo O Dia

Frutas e verduras - A contaminação destes alimentos por fungos ou parasitas pode causar dor abdominal e náuseas. Deve lavá-los em água corrente e colocá-los de molho entre 10 a 15 minutos, para retirar todas as impurezas. Depois, enxague-os bem antes de os comer ou cozinhar.

Queijos - Em determinadas condições, como calor ou umidade, podem causar febre, diarréia, náuseas e, em casos extremos, até meningite, sugere o mesmo jornal. Deve-se comprar os queijos bem embalados e protegê-los da umidade e do calor. Não devem ser consumidos quando têm cheiro, cor ou textura diferente do normal.

Enlatados-  Deve ter cuidado para não comprar enlatados amassados ou perfurados. Caso contenham bactérias podem causar problemas graves, como paralisia na fala, problemas respiratórios, debilidade motora e, em casos extremos, pode levar à morte. Tenha também cuidado com as conservas caseiras e produtos expostos a altas temperaturas.Ovos- A bactéria salmonela pode causar diarréia, dor abdominal e febre. Deve cozinhar bem os ovos e certificar-se de que a casca está intacta quando comprá-los. Não deve lavá-los, uma vez que a casca absorve a água para o interior e a bactéria pode entrar no ovo.
  

+ Saúde e Bem-estar

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.