Compartilhe este texto

Roncar faz mal? Especialista lista truques para melhorar o problema

Por Portal Do Holanda

09/06/2024 14h26 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pexels

Dormir mal pode trazer diversos problemas como o envelhecimento precoce, problemas de memória e concentração, irritabilidade, insônia crônica e até problemas hormonais. O ronco pode ser um grande vilão  da boa qualidade do sono tanto pra quem tem o problema quanto para quem divide o quarto com o barulho.


Roncar faz tão mal assim?

De acordo com o otorrinolaringologista Mohamad Saada, uma respiração normal ocorre quando o ar entra pelo nariz, é filtrado e desce pela garganta até os pulmões. Qualquer obstrução nesse caminho pode causar sérios problemas.

Durante o sono, o ronco e a apneia comprometem a qualidade da respiração, aumentando o risco de parada cardiorrespiratória, infarto, arritmia, perda de memória, alteração de humor, desequilíbrio metabólico e aumento do apetite.

A má regulação do organismo e o ganho de peso aumentam a chance de obstruções na passagem de ar, então o corpo precisa fazer um esforço excessivo para respirar durante o sono, causando o ronco ou, em casos mais graves, a apneia.

Segundo o médico, uma boa alimentação e uma vida ativa são fundamentais para combater o ronco e a apneia: “O seu remédio ou o seu veneno começam pela alimentação”, afirma.

Confira as dicas: 

1. Evite álcool: O álcool afeta o músculo da língua, tornando-a mais flácida. Durante o sono, uma língua flácida pode obstruir a entrada de ar, causando ronco e apneia.

2. Faça exercícios físicos: Exercitar o corpo ajuda a manter os músculos ativos e melhora a circulação de oxigênio no organismo, facilitando a respiração.

3. Evite excesso de açúcar e gorduras ruins: Consumir muitas calorias ruins pode levar a um aumento de peso não saudável, que pode obstruir o fluxo de oxigênio em áreas como nariz e garganta.

4. Aposte em gorduras boas: Para obter as calorias necessárias sem ganhar muito peso, especialmente no inverno, consuma nozes, castanhas, legumes refogados e massas integrais. Chás e alimentos termogênicos, como chá verde e gengibre, também são boas opções, sem exagerar nas quantidades.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar