Receitas caseiras para esfoliar a pele devem ser usadas com cautela, alerta especialista

Por Portal do Holanda

21/08/2021 10h27 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução

A pele humana sempre foi um dos principais elementos presentes na estética da sociedade, principalmente a que se encontra na região facial. Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele é responsável por diversas funções essenciais ao seu funcionamento, que nos ajuda a não perder água demasiadamente, evitar a penetração de diversos patógenos e nos proteger contra grandes exposições de radiação. Assim como possui uma grande importância para o nosso organismo, esse órgão necessita de alguns cuidados. Mas é aí você sabe como cuidar da pele do seu rosto?

Com a correria do dia a dia as pessoas estão cada vez mais ocupadas, estresse, preocupações, ansiedade mais presentes no cotidiano. Com a chegada do home office ficou mais difícil a sobra de tempo para pensar nos cuidados com a beleza. Cuidados esses que muitas das vezes podem ser feitos através de procedimentos médicos, estéticos ou até mesmo caseiros feitos em casa de forma rápida, prática e barata que não causam nenhum tipo de dano à saúde.

Com a introdução da internet e o avanço das redes sociais ficou comum presenciamos post em páginas de blogs ou perfis mostrando procedimentos caseiros milagrosos que ajudam a melhorar a aparência de cicatrizes, marcas de expressão, manchas ou lesões. O que muitos não sabem é que essas técnicas podem gerar grandes transtornos na saúde da pele. Muitos desses produtos não possuem prescrição de um dermatologista ou têm um PH concentrado que esteja de acordo com os padrões de qualidade.

O fisioterapeuta Dermato-Funcional, Ráiner Figueiredo explica a respeito dos cuidados que devemos ter com a pele do rosto.

Quais os problemas causados com a falta de cuidado com a pele do rosto?

“Assim como qualquer região do corpo, a pele do rosto necessita de cuidados regularmente, pois nosso corpo segue em constante transformações fisiológicas. Sempre faço a analogia do dentista, você vai no dentista e nunca mais vai escovar seus dentes? Ou escova-os todos os dias? Com a pele é a mesma coisa, você não vai em um profissional ou usa um produto e nunca mais vai precisar cuidar dela.”
“É a mesma coisa, nosso corpo necessita que tomemos um cuidado com cada parte, para que tenhamos a saúde dele sempre estabelecida. A falta de cuidado com o rosto pode dar um aspecto grosseiro a pele, surgindo “cravos” e “espinhas”, uma oleosidade excessiva, e manchas escuras também, tudo isso potencializado pelo nosso clima que já aumenta ainda mais esses problemas. 

Isso pode arretar que tipo de doenças? Dessas qual a mais grave? 

Com toda essa falta de cuidado e importância para nossa pele, todos esses fatores podem desencadear em problemas de pele ainda mais graves, como o caso de foliculites, acnes mais severas e até mesmo o câncer de pele, que muitas das vezes silencioso e que a grande maioria das pessoas não dão tanta importância assim, mas é um dos problemas de pele mais graves e comuns, ainda mais por estarmos em uma região muito quente e que as pessoas não se preocupam com os danos ocasionados pelo sol.” 

Como proceder com os cuidados com a pele de forma caseira?

“Sobre passar alguma coisa no rosto, temos que levar em consideração as propriedades ativas do que for passar, e aí precisamos falar do que sua pele está precisando nesse momento, e para isso seria necessário conhecer seu problema e aí usar alguma coisa, existem muitas coisas relatadas na própria literatura em artigos que comprovam a eficácia de receitas caseiras, própria Andiroba é um maravilhoso anti-inflamatório que pode ser usado quando se tem muita “espinha”. Contudo, muito se fala sobre os cuidados caseiros que podemos ter com a pele, mas o maior cuidado de forma caseira seria a alimentação saudável, pois isso irá refletir de forma significativa na sua saúde e consequentemente aparecer na sua pele.” 

O que não fazer na pele do rosto?

  “Uma das grandes falhas que as pessoas mais fazem é esfoliar o rosto de forma caseira com açúcar ou café misturado com mel, isso com muita frequência, até mesmo diariamente, isso não pode, tem que respeitar o tempo para a pele se regenerar, no mínimo o intervalo de sete dias.” 

O que não usar e que é crença popular enganosa para cuidado com a pele?

 “Já ouvi inúmeras receitas nesses anos trabalhando na área e até mesmo lá do interior, mas algumas que posso citar que não se deve passar seria o leite de mamão no rosto e esfoliação com limão e até mesmo, pois ambas podem manchar a pele e ocasionar danos maiores se não cuidar.”


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar