Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Quanto mais fizer amor, mais saúde terá, diz especialista

Publicado

em


Uma vida sexual saudável e ativa pode faz muito bem para a saúde. O site WebMD reuniu uma lista dos diversos benefícios do sexo para a saúde dos homens e das mulheres.

1. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico. As pessoas que fazem sexo têm um sistema imunológico mais forte, o que faz com que sejam mais resistentes a vírus, germes, bactérias, entre outros.

2. Aumenta a libido. Ter relações sexuais melhora a qualidade do sexo e aumenta a libido. No caso das mulheres, fazer sexo aumenta a lubrificação vaginal, aumenta a circulação do sangue e melhora a elasticidade.

3. Melhora o controle da bexiga nas mulheres. O sexo funciona como exercício físico para os músculos pélvicos. É importante manter um pavimento pélvico fortalecido para evitar a incontinência (problema que afeta cerca de 30% das mulheres).

4. Faz bem ao coração. Além de aumentar a pulsação, o sexo também ajuda a manter os níveis de estrogênio e de testosterona equilibrados. Um estudo comprovou que os homens que têm relações sexuais, pelo menos duas vezes por semana, têm metade da probabilidade de morrer com uma doença cardíaca do que aqueles que raramente têm relações sexuais.

5. Diminui o estresse. O sexo e a intimidade podem melhorar a autoestima e a felicidade, bem como diminuir o estresse e a ansiedade. O seu cérebro liberta o chamado ‘hormônio da felicidade’ que faz com que se sinta melhor.

6. Alivia a dor. “Os orgasmos podem aliviar a dor”, explica o professor Barry R. Komisaruk. Isso acontece porque é liberado um hormônio que ajuda a aumentar o limiar da dor. Defende ainda que a estimulação vaginal pode ainda aliviar dores crónicas e dores nas pernas.

7. Melhora o sono. A probabilidade de adormecer mais rapidamente aumenta depois de ter relações sexuais. “Depois do orgasmo é liberado o hormônio prolactina, que faz com que se sinta relaxado e com sono”, explica a psiquiatra Sheenie Ambardar.

+ Saúde e Bem-estar

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.