Compartilhe este texto

Qual a diferença entre infartos em jovens e idosos?

Por Portal Do Holanda

14/02/2024 16h31 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pexels

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e levam a óbito cerca de 400 mil pessoas somente no Brasil. O número, que por si só já é extremamente alarmante, ganha uma proporção ainda maior por representar 30% das mortes do mundo. Além disso, tem-se observado uma incidência maior de doenças cardiovasculares e infartos em jovens por causa do estilo de vida.

Mas será que existe alguma diferença entre os infartos em idosos e nos mais jovens? Segundo o cardiologista Dr. Jorge Koroishi a principal diferença está na intensidade e na existência de comorbidades anteriores. “Em idosos, devemos levar em conta também outros sintomas, como fadiga progressiva, alteração na frequência dos batimentos cardíacos e tontura”, aponta.

Ainda de acordo com o especialista, pacientes idosos podem apresentar doença em mais de uma artéria coronariana, e a evolução da aterosclerose (formação de placa na parede da artéria) faz o coração dos mais velhos se adaptarem. “O tipo de placa nesses pacientes, normalmente, tem maior quantidade de cálcio, o que acaba gerando uma certa ‘proteção’. Essa calcificação impede que o infarto seja tão intenso”, explica.

Já os pacientes jovens, geralmente, possuem doença coronariana que atinge um único vaso, mas por estarem abaixo dos 45 anos, não procuram atendimento rápido e podem receber o diagnóstico tardio. Esse atraso pode causar insuficiência cardíaca e estimular novos eventos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar