Problemas no coração também atingem as crianças

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

08/09/2020 7h15 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Crianças nascem com o problema

Crianças também podem apresentar problemas de coração. As cardiopatias infantis são geralmente congênitas. Ou seja, a crianças nascem com o defeito no coração. Já nos adultos os problemas cardíacos estão relacionados à hipertensão, diabetes e arteriosclerose, por exemplo. Por isso, é muito importante consultar um cardiologista especializado em crianças.

Os problemas de coração mais comuns em crianças estão relacionados com a comunicação entre câmaras, dificultando a circulação do sangue de um lado para o outro. É possível ainda a existência de problemas relacionados à válvula aorta bicúspide.

Tratamento

Estimativas apontam que oito a cada mil crianças nascidas sofrem com cardiopatias congênitas. Para evitar complicações para a saúde do bebê, é preciso manter uma rotina de consultas periódicas com o pediatra.

Na consulta, lembre-se de informar detalhes do comportamento da criança, facilitando a análise. Durante a avaliação, o profissional poderá identificar algum problema e, assim, indicar um especialista.

Existe tratamento para as cardiopatias congênitas. Entretanto, muitos casos exigem um procedimento cirúrgico. Por isso, é importante contar sempre com a ajuda de um médico.