Prática da ducha antes do sexo anal exige cuidados; saiba quais

Por Portal do Holanda

27/11/2021 12h09 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução/Pixabay

A limpeza interna do ânus e do reto é uma preocupação das pessoas que praticam sexo anal. A prática é adotada por aqueles que desejam evitar situações constrangedoras durante a relação sexual.

Trata-se da ducha higiênica, também conhecida como "chuca" ou enema, e consiste na introdução de cerca de 150 ml de água no reto e no ânus, removendo as fezes para impedir o vazamento durante a relação.

De acordo com a proctologista ouvida pelo G1 Luciana Marzan, um dos problemas da chuca é o compartilhamento do material, que pode provocar contaminação. Além de atrapalhar o funcionamento do intestino e da flora intestinal.

"Pessoas introduzem a ducha higiênica no ânus, e isso pode causar lesões e sangramentos. Fazer uma lavagem eventualmente não vai ter problema se você tiver feito de forma adequada", alerta a profissional.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar