Porque algumas pessoas engordam em partes específicas do corpo?

Por Portal do Holanda

20/09/2021 10h32 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução/Freepik

As diferenças onde a gordura do corpo se acomoda tem vários fatores como questões hormonais, hábitos alimentares, sexo e genética. Durante a infância, período de formação da maior parte das células gordurosas, com o tempo, quando ganhamos peso na idade adulta essas células aumentam de tamanho.

Corpo estilo maçã

Os homens são mais propensos a acumular gordura na região superior do corpo, como no abdome ou braços em razão da testosterona, hormônio masculino. O problema está associado ao acúmulo de gordura nos órgãos vitais, que pode causar danos graves na saúde, pois o tecido adiposo libera substância inflamatórias.

Em função disso, o acúmulo de gordura no corpo tipo mação pode estar associado a doenças cardíacas como trombose, diabetes, pressão alta, entre outras. O excesso de cortisol é outro fator que contribui para a formação do acúmulo de gordura na região das extremidades do corpo: braço e pernas. Alguns fatores que aumentam a dificuldade em perder gordura na barriga: má alimentação, estresse, falta de exercícios ou escolha errada de treino, consumo de bebida alcoólica em excesso, especialmente cerveja, muito energético, insônia e pouca ingestão de água.

Corpo estilo pera

O acúmulo de gordura nas coxas, quadris e glúteos ficam logo abaixo da pele e tem risco menor de desenvolver diabetes. Esse formato de corpo é mais comum em mulheres porque está relacionado a presença do hormônio feminino estrógeno. Após a menopausa, as mulheres tem maior tendência a acumular gordura na região da barriga.

Lipodistrofia

A chamada lipodistrofia gera doenças por conta da gordura que é distribuída de forma inadequada no corpo e o uso de medicamentos como corticites e medicação contra HIV.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar