Por que ter covid após vacina NÃO significa que imunizante não funciona?

Por Portal do Holanda

06/07/2021 11h46 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

A apresentadora Ana Maria Braga testou positivo para a covid-19, mesmo já tendo tomado as duas doses da vacina. após o anúncio logo começaram novas dúvidas sobre os imunizantes nas redes sociais.

Mas como as vacinas funcionam?

De acordo com o BBC News, independente da tecnologia da vacina, o objetivo é fazer com que nosso sistema imune seja exposto com segurança a um vírus ou a uma bactéria, e a partir desse primeiro contato, nossas células de defesa criam uma defesa, capaz de deixar o organismo preparado para um contágio.

Essa resposta imunológica varia muito de pessoa para pessoa, considerando o tipo de vírus e sua capacidade de mutação e as condições da saúde. Portanto é dífil desenvolver uma vacina capaz de barrar totalmente o contágio, já que as variantes são inúmeras.


Vacine já! 

"Mesmo nos casos em que a vacina não consegue prevenir a infecção, muitas vezes a resposta imune criada a partir dali pode tornar os sintomas menos graves nas pessoas que foram imunizadas, prevenindo assim doenças mais severas e óbitos", diz a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas, nos Estados Unidos.

As vacinas ajudam o corpo a não desenvolver a doença na forma grave, que pode causar a morte do paciente e deixar diversas sequelas, mas não impedem o contágio totalmente.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar