Compartilhe este texto

Por que o cabelo fica branco e depois cai?

Por Portal do Holanda

10/05/2017 10h46 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução

Uma equipe de pesquisadores do Southwestern Medical Center da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, diz ter descoberto a verdadeira causa dos fios brancos e da calvície, defendendo que estão agora reunidas as condições para a criação de novos fármacos e terapêuticos capilares.

Conta a Time que esta descoberta surgiu de forma inesperada, quando os investigadores estavam analisando uma doença genética rara.

Na prática, foi durante o processo de manipulação da proteína KROX20 em ratos de laboratório que os pesquisadores norte-americanos se depararam com um aumento da produção de pelos nos animais, contudo, este processo conseguiu revelar ainda o responsável pela pigmentação dos fios.

Publicado na revista Genes & Development, o estudo revela que a KROX20 comuta as células da pele e que esse processo dá origem a uma outra proteína, chamada de fator das células estaminais (SCF, em inglês) . Nos ratos, a atuação da KROX20 e do SCF é crucial no aparecimento de fios brancos e na perda de pelo, embora de forma diferente.

Mais concretamente, destaca a revista, quando os cientistas baniram as células que produzem a proteína KROX20, o pelo dos ratos não só parou de crescer como acabou caindo (sinal de calvície), já quando suprimiram o SCF, o pelo dos animais ficou branco.

Embora os investigadores estejam confiantes com a descoberta, defendem a importância de mais estudos centrados nestes dois fatores.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar