Pano de prato pode proliferar bactérias na cozinha

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

09/02/2021 5h56 — em Saúde e Bem-estar

A casa possui diversos esconderijos para as bactérias. Entre eles, a cozinha guarda um dos itens preferidos destes perigosos inquilinos: o pano de prato. Por isso, este objeto aparentemente inofensivo exige alguns cuidados especiais para não prejudicar a saúde dos moradores.

Apesar de prático, o pano de prato pode carregar microrganismos responsáveis pelos casos de intoxicações alimentares, como salmonella senftenberg; resfriados; como listeriamonocytogenes; infecções urinárias, intestinais e pneumonia, como staphylococcus aureus.

Orientação

Parece exagero, mas um pano pode contaminar toda superfície com a qual entrar em contato. Em um ambiente úmido as bactérias sobrevivem por mais tempo.

Por isso, para se livrar desses vilões da saúde, é necessário lavar bem os panos de prato com água e sabão neutro após a utilização. Na sequência, o item deve ser colocado para secar no varal, evitando a secadora de roupas.

É importante lembrar que um pano contaminado quando utilizado transfere as bactérias para os pratos, copos e talheres. Consequentemente, os microrganismos seguem para os alimentos, podendo causar problemas para a saúde.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar