Compartilhe este texto

Obstrução intestinal: um problema de saúde que requer atenção redobrada

Por Portal do Holanda

11/01/2022 10h00 — em
Saúde e Bem-estar


Arte: Liminha Jr.

A obstrução intestinal, como o próprio nome já diz, trata-se de um bloqueio seja na parte do intestino delgado ou do intestino grosso. Essa obstrução impede a passagem de alimentos e enzimas digestivas que, ao longo dos intestinos, estão envolvidos em uma série de processos para extrair nutrientes e descartar aquilo que não será aproveitado pelo corpo, formando as fezes.

Os intestinos têm uma estrutura parecida ao de canos ou mangueiras, então o mesmo raciocínio pode ser aplicado ao nosso tubo digestivo: caso alguma coisa fique emperrada ali dentro, não há como o conteúdo transitar pelos órgãos e seguir adiante. Esse entupimento pode ser provocado por uma série de fatores, como doenças inflamatórias (caso de Crohn e diverticulite), tumores e até alimentos secos e duros.

O médico Sidney Chalub, especialista em cirurgia do aparelho digestivo do Sistema Hapvida, explica quais são os primeiros sinais de que a pessoa estaria enfrentando problemas no intestino, e quais os procedimentos cirúrgicos mais utilizados. “O início do quadro é uma dor tipo cólica na barriga que anda com a progressão da obstrução ocorre um aumento do volume do abdome associado a vômitos que se tornam mais intensos. Já a obstrução por aderência pode ocorrer após qualquer cirurgia abdominal”.

Caso de Bolsonaro

Nas últimas semanas, um dos assuntos que ganhou repercussão novamente foi o caso do presidente da república, Jair Bolsonaro. No caso específico do presidente, especialistas avaliam que o quadro dele está possivelmente relacionado às várias cirurgias que ele precisou passar após sofrer uma facada em 2018.

As operações no abdômen levam a um processo de cicatrização, que pode resultar na perda da movimentação do intestino. Esse problema pode evoluir aos poucos e só dar sinais mais contundentes no momento em que a situação está mais grave.

Um intestino mais "rígido" e com algumas estruturas cicatrizadas que grudam umas nas outras, pode sofrer uma espécie de torção, que obstrui parcialmente ou totalmente a passagem dos alimentos — é como se a mangueira do exemplo anterior se dobrasse por completo. Vale ressaltar que essa é uma hipótese provável no caso do presidente, mas que ainda precisa ser confirmada pelos profissionais que o acompanham


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar