Compartilhe este texto

A obsessão por dentes brancos: você já ouviu falar em brancorexia?

Por Portal Do Holanda

03/06/2024 13h30 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pixabay

Não é mais novidade para ninguém que com a crescente popularidade das redes sociais e seus filtros para esconder "imperfeições", o ideal de beleza das pessoas está cada vez mais inalcançável. Se de um lado, há muitos que buscam pelo autocuidado, outros se tornam, simplesmente, obcecados por procedimentos estéticos, o que pode resultar em uma série de distúrbios, entre eles a "brancorexia", que é o desejo de alcançar o tom mais claro possível nos dentes.

Ao tentar conquistar tons de branco ainda mais intensos, há quem coloque em risco a própria saúde ao optar por produtos indicados na internet e remédios caseiros, sem orientação de um profissional da saúde. Como resultado de expor os dentes a uma quantidade excessiva de agentes, estão os danos ao esmalte, dentina e polpa, que podem levar à necrose do nervo, infecção ou perda dos dentes.

Para o dentista Matheus Marcondes, os pacientes que sofrem de brancorexia frequentemente buscam resultados que são verdadeiramente inalcançáveis porque têm expectativas irreais sobre o clareamento. "Eles acreditam que podem alcançar um sorriso perfeitamente branco, sem compreender os limites naturais do processo e os possíveis danos ao esmalte e à estrutura dos dentes. É importante educar esses pacientes sobre a segurança e os riscos envolvidos, além de ajustar suas expectativas para um resultado mais realista e saudável", diz o CEO e fundador da Smile University.

Veja as características de quem sofre de brancorexia, um distúrbio da obsessão por dentes claros:

Expectativas irreais: os pacientes esperam alcançar uma tonalidade muito além do que os tratamentos podem oferecer.

Insatisfação com resultados: não ficam contentes com os resultados dos tratamentos de clareamento dental, buscando sempre um sorriso ainda mais branco.

Muitos procedimentos: essas pessoas solicitam repetidamente os mesmos procedimentos de clareamento, na esperança de obter resultados melhores.

Uso de produtos sem indicação de profissionais: aplicam em casa produtos clareadores sem supervisão odontológica, aumentando os riscos para a saúde bucal.

Sem paciência para esperar: não respeitam os intervalos entre tratamentos ou sessões, prejudicando a saúde dos dentes.

Visitas a muitos especialistas: buscam vários profissionais consecutivamente para receber diferentes tratamentos, sem alcançar a satisfação desejada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar