Observar a boca durante a escovação ajuda a prevenir doenças

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

09/02/2021 5h43 — em Saúde e Bem-estar

O hábito de escovar os dentes em determinados períodos do dia é realizado muitas vezes no piloto automático. Durante a atividade, a pessoa realizada uma série de movimentos para concluir a tarefa. Mas será que todos incluem nesta rotina a verificação da boca periodicamente?

Alguns sinais podem indicar que algo não está bem. Manchas brancas, vermelhas ou escuras nas bochechas ou língua, incômodo ou dor ao passar a escova de dentes em alguma parte da gengiva e inchaços exigem uma investigação.

Isso porque o problema pode ir desde uma irritação simples até casos de câncer de boca, doença que registra mais de 14 mil novos casos por ano no País, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Orientação

Agressivo, o câncer de boca mata quase a metade de seus pacientes. Isso ocorre porque normalmente os casos são identificados já em uma fase muito avançada. Por isso, é muito importante observar a boca, tentando identificar possíveis sinais.

Além disso, é necessário consultar regularmente um dentista. O tratamento realizado por um oncologista por exigir um processo cirúrgico, assim como a associação com radioterapia e quimioterapia.

Além da observação constante, é preciso desenvolver alguns hábitos saudáveis para prevenir a doença. Por isso, é preciso evitar o cigarro e o excesso de bebida alcoólica. Manter uma boa alimentação também faz a diferença, com o consumo de frutas, legumes e verduras. Entre as dicas, use protetor solar apropriado para os lábios, evitando também morder a bochecha. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar