Compartilhe este texto

O amor também tem cheiro e pode ser estimulado pela memória olfativa

Por Portal Do Holanda

07/06/2024 16h06 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pixabay

O amor é uma emoção complexa e multifacetada que pode ser expressada inclusive pelo olfato. Você sabia disso? Estudos indicam que a memória olfativa é mais poderosa e evocativa do que aquelas associadas a outros sentidos, como visão, tato e audição. Em outras palavras, o olfato é um estímulo sensorial mais marcante e duradouro.

Não é surpresa que flores e perfumes estejam sempre no topo da lista dos presentes mais vendidos para o Dia dos Namorados. Mais do que uma simples tradição, esses itens têm o poder de reforçar a conexão emocional entre casais e cultivar lembranças especiais por muitos anos, como destaca o Dr. Alexandre Yakushijin Kumagai, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

"Isso é justificado devido à memória olfativa estar intimamente ligada ao sistema límbico e ao hipocampo, que são as áreas do cérebro responsáveis pela emoção e pela memória. Normalmente, os aromas mais intensos tendem a deixar uma impressão mais duradoura, pois têm uma maior chance de evocar memórias do que outros", explica.

Justamente por isso, segundo o médico, que a memória olfativa pode, sim, contribuir positivamente para o sucesso de um relacionamento amoroso e para o entrosamento entre os casais.

"Os aromas podem estar associados ao parceiro, desencadeando memórias de momentos felizes juntos, criando uma sensação de intimidade e conexão emocional. Essa capacidade de reconhecer e se identificar com o cheiro do parceiro, em tese, ajuda a fortalecer os laços emocionais e a intimidade no relacionamento", observa o Dr. Alexandre. 

Essa mesma estratégia, de acordo com o especialista, vale para os ambientes que são compartilhados pelos casais. "Velas aromáticas e aromatizadores de ambientes também podem aumentar a sensação de conforto e prazer para ambos os parceiros e, assim, contribuir e estimular para o sucesso de um relacionamento amoroso.”

Outra dica a quem busca cultivar esse sentimento tão especial é escolher um “cheirinho oficial”, digamos assim. Isto é, tentar manter uma fragrância para torná-la mais marcante a ambos.

"A exposição repetida a um aroma pode fortalecer as associações entre esse cheiro e as experiências vividas. Portanto, vale, sim, o casal escolher um aroma de consenso para reforçar os laços amorosos", finaliza o especialista.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar