Medicamento contra diabetes reduz a obesidade, revela estudo

Por Portal do Holanda

12/02/2021 15h36 — em Saúde e Bem-estar

Medicamento contra diabetes reduz a obesidade - Imagem: Ilustrativa/Pixabay

O medicamento semaglutida, usado no tratamento de diabetes, reduziu em quase 15% o peso de pacientes obesos após o uso por 16 meses. O resultado faz parte de um experimento de pesquisadores da Universidade Northwestern, em Chicago. 

A semaglutida aumenta a produção de insulina e atualmente é utilizada para tratar o diabetes tipo 2. O medicamento é fabricado pela Nova Nordisk. 

De acordo com a CNN Brasil, no estudo a droga foi testada em 1.961 voluntários obesos e com sobrepeso. Desse total, 1.306 receberam uma dose subcutânea de 2,4 mg do medicamento por semana. Outros 655 participantes foram testados com placebo.

“A perda de peso com semaglutida decorre de uma redução na ingestão de energia devido à diminuição do apetite, que acredita ser o resultado de efeitos diretos e indiretos no cérebro”, escreveu o médico Robert Kushner no relatório.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar