Mau humor gera apetite por comidas gordurosas
A alimentação emocional já não é nenhuma novidade, mas os investigadores continuam a encontrar relações entre estados de espírito e ativação de certos apetites.
Desta vez, segundo pesquisas realizadas na Universidade de Delaware, nos Estados Unidos da América, a conclusão é que as pessoas ficam mais propensas a comer junk food quando estão de mau humor. Por outro lado, as opções saudáveis ficam mais atraentes, quando o estado emocional é mais agradável.

De acordo com a equipa de pesquisa, um estado de espírito optimista tem presente a consciência do futuro, pelo que toma decisões reconhecendo os benefícios a longo prazo. Já o mau humor leva à procura de uma recompensa imediata através da comida. O bom humor faz com que as pessoas pensem numa vida saudável no futuro, portanto, os cuidados com a alimentação são maiores, concluíram os estudiosos.
"Nós estávamos interessados no porquê. Porque é que quando se está de mau humor se procura junk food e quando se está de bom humor se fazem escolhas alimentares mais saudáveis», diz uma das autoras do estudo, Meryl Gardner. E descobriram que depende muito da perspetiva que se tem sobre a linha temporal: «Numa perspetiva evolucionista, faz sentido que quando nos sentimos mal nos foquemos no que está próximo física e temporalmente. Vemos a árvore e não a floresta. Temos de resolver o aqui e agora e procuramos respostas imediatas."
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar