Intestino preso: Conheça os perigos e como lidar resolver condição

Por Portal do Holanda

30/04/2021 11h17 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pexels

Durante sua estádia no BBB21, Viih Tube relatou sua dificuldade em ir ao banheiro, chegando a tomar diversos laxantes, mas sem obter nenhum resultado. Muitas pessoas enfrentam o mesmo problema de intestino preso.

Mas por que a constipação acontece?

A mestre em Gastroenterologia Clínica, Débora Poli, contou para a coluna do Dr. Jairo Bouer, que a condição pode acontecer por diversos motivos como: má alimentação e falta de fibras e líquidos na dieta.

“Pode ter relação também com pouca atividade física, sendo esse caso mais comum em idosos com menos mobilidade. Além disso, medicamentos também podem estar relacionados à constipação, assim como alterações de saúde, como problemas na tireoide”, explica ela.

Quais os riscos?

Além da dor abdominal e dos gases, o problema pode estar relacionada com  doença diverticular e hemorroidal, e fissura anal. 

“Constipação muito grave, em especial em idosos acamados, pode levar a impactação de fezes no reto ou [colo] sigmoide, o que é chamado de fecaloma, e pode gerar uma real obstrução intestinal, necessitando até cirurgia”, comenta Débora.

A especialista explica que cada pessoa tem seu ritmo de evacuação diária, e para saber se você tem intestino preso, deve-se observar se fica mais de 3 ou 4 dias sem evacuar. Esse é o limite do normal, e já deve acender um alerta.

Como evitar?

A gastroenterologista recomenda beber bastante água, e manter uma alimentação saudável rica em fibras, e praticar atividades físicas.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar