Hábito de fumar está relacionado com diversos problemas de saúde

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

20/07/2021 7h22 — em Saúde e Bem-estar

O hábito de fumar está interligado com diversos problemas de saúde. O consumo do cigarro é responsável por comprometer boa parte do organismo, desde o pulmão até o coração. Por isso, é muito importante encontrar uma maneira de abandonar o vício. Apesar da tarefa não ser fácil, é possível.

A boca é o primeiro local do corpo a sofrer agressões. Só para ter ideia, a cavidade bucal é habitada por mais de 600 600 espécies de bactérias. O cigarro prejudica a manutenção da higienização necessária. Com isso, essas bactérias se proliferam.

Problemas

Além dos dentes amarelados e o mau hálito, outras complicações para a saúde podem surgir, como endodontites e gengivites. É importante também lembrar sobre o risco do câncer de boca.

O cigarro reduz também as chances de sucesso de qualquer tratamento dentário. Isso acontece por causa da diminuição da circulação do sangue na região.

Aliás, o sistema imunológico também fica comprometido. Como possui efeito cumulativo, o cigarro compromete a cada dia mais o organismo.

Prevenção 

Por conta disso, o melhor caminho é abandonar o vício, preservando assim a saúde. A tarefa pode não ser fácil. Entretanto, existem diversas soluções que contribuem para a redução e o abandono total da dependência do cigarro.

Mudar determinados hábitos também ajudam nessa missão. Além disso, lembre-se de reforçar a higiene da boca. Alguns medicamentos podem ser indicados para quem buscar abandonar o cigarro. Por isso, lembre-se de consultar um médico.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar