Gengiva sangrando é um sinal de alerta

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

24/03/2021 6h45 — em Saúde e Bem-estar

Para escovar os dentes, o importante é a técnica, e não a força utilizada. Apesar disso, alguns ainda acreditam que é comum apresentar um pequeno sangramento após a escovação. Muito pelo contrário. Isso pode significar algum problema de saúde, exigindo, portanto, investigação.

A gengiva sensível é o primeiro sintoma de gengivite. Apesar de comum, este problema pode provocar a perda dos dentes, caso não ocorra o tratamento adequado. Ele é causado principalmente pela falta de escovação.

Em linhas gerais, a gengivite é a inflamação da gengiva. Ela é resultado da placa bacteriana ou biofilme, onde vivem dezenas de microrganismos, que se tornam prejudiciais para a saúde quando não ocorre a escovação adequada.

Orientação

Mas como evitar o problema? A prevenção exige a higienização correta da boca. A escovação deve ocorrer 30 minutos após cada refeição. Com a escova posicionada em 45 graus aproximadamente, o ideal é fazer movimentos circulares por, pelo menos, 10 segundo em cada dente. É importante também usar o fio dental.

Na fase inicial, os danos podem ser revertidos. Por isso, é muito importante procurar um dentista assim que o problema começar a aparecer. Além disso, lembre-se de consultar o profissional regularmente para uma avaliação geral para garantir a saúde da boca.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar