Siga o Portal do Holanda

virada de ano

Fogos de artifício assustam e podem levar animais a morte. Saiba como preparar seu pet

Publicado

em

Foto: Reprodução

Manaus/AM - Todos os anos é a mesma coisa. Tutores de animais de estimação têm que lidar com o estresse e o medo provocados nos pets pela queima de fogos de artifício. O pior é que os efeitos do barulho momentâneo podem durar dias, pois os cães e gatos ficam muito agitados e traumatizados. A boa notícia é que existem maneiras de preparar seu bichinho para sobreviver a esse momento.

Toda essa situação desgastante acontece porque a percepção auditiva dos gatos e cachorros é mais apurada que a dos humanos. "Mas é possível preparar os animais para minimizar o susto que os acomete durante a queima de fogos", garante a veterinária Jéssica Duarte.

Para começar, o reforço positivo é uma boa tática. "Coloque no Youtube um vídeo com de som de fogos de artifício, em volume baixo para médio, e brinque com seu gato ou cachorro. Isso pode deixa-lo relaxado e neutralizar o estranhamento", explica.

"No dia do Ano Novo, caso consiga, deixe seus cães e gatos em ambiente controlado, com lugares onde eles possam brincar e se esconder. Coloque um som mais agradável que os que estão sendo feitos no ambiente externo. Isso pode amenizar o barulho que chega aos ouvidos deles", acrescenta.

Também é possível evitar que os animais fujam na hora do barulho. "Caso não possa ficar com seu animal de estimação na virada do ano, veja se todas as possíveis rotas de fuga como portas, varandas e janelas estão bloqueadas. Além disso, é bom deixar que ele se refugie em um local onde se sinta seguro", completa. Outra dica muito importante é evitar deixar o animal sozinho, mas, se for possível, é bom que ele fique em um local fechado para diminuir os ruídos externos.

 

O poder do vice Carlos Almeida e os rumores de conspiração no governo

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.