Falta de higiene bucal pode agravar infecções respiratórias da Covid-19

Por Portal do Holanda

19/06/2021 8h58 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pexels

Com a pandemia da Covid-19 houve um aumento dos índices de cáries e doenças periodontais - que afetam a gengiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os serviços de saúde bucal estavam entre os serviços de saúde essenciais mais afetados devido à Covid-19, 77% dos países relataram interrupção parcial ou total dos tratamentos, justificando a maior incidência de casos neste ano.

Neste período de Covid-19 manter a saúde bucal é muito relevante, pois pode interferir em todo organismo. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) informa que uma má higiene oral ligada à periodontite pode impactar no agravamento de infecções respiratórias geradas pelo vírus. Com isso, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) elaboraram um manual que orienta sobre higiene bucal e Covid-19, com protocolos médicos e orientações aos profissionais e pacientes.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar