Faloplastia: Tudo que você precisa saber sobre o aumento peniano

Por Portal do Holanda

19/07/2021 10h58 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pixabay

Após o cantor Tiago, da dupla com Hugo, anunciar que fez uma cirurgia de aumento peniano, o tema causou curiosidade nas redes sociais, e a faloplastia foi parar entre os assuntos mais comentados.

O Correio Braziliense conversou com diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Eduardo Pimental, que explicou como funciona a técnica. De acordo com o especialista, o procedimento não deve ser feito apenas por estética, mas sim para fazer alguma correção, após algum trauma no pênis como: deformidades, ou problema de nascença, ou até mesmo uma queimadura.

AUMENTO NÃO É GARANTIDO

Para a publicação,  Bruno Vilete, urologista do Hospital Santa Marta, explicou que o procedimento pode ser feito de várias formas. 

“Não existe uma técnica padrão para a faloplastia, podendo ser utilizadas várias técnicas, como a secção do ligamento suspensor do pênis, uso de retalhos de tecidos, enxerto de próteses biológicas, lipoaspiração da gordura supra-púbica, ou mesmo uso de próteses penianas em caso de disfunção erétil associada”.

Sobre o resultado final, o especialista afirma, que o aumento não é garantido. Uma pesquisa concluiu que existem aumentos de 2 a 5cm, e outros uma perda de dimensões de 1 a 3 cm.

Por isso o procedimento jamais deve ser feito apenas por questões estéticas, mas sim por razões de saúde. Para Eduardo Pimento a pressão para o aumento do pênis também pode gerar consequencias psicológicas.

Segundo os especialistas, o aumento peniano não é assegurado nem com cirurgia, já que para isso, toda a estrutura do pênis teria que ser alterada.

“O pênis depois de adulto, vai ter um volume conservado, para você aumentar é preciso aumentar toda a estrutura, e isso é muito difícil ocorrer sem cirurgia, é como tentar aumentar uma perna, só funciona plenamente com uma cirurgia. Existe muita propaganda de produtos que até tentam prometer, mas não são totalmente funcionais”, diz Pimentel.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar