Excesso de gordura abdominal pode ligar o sinal de alerta

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

23/04/2021 5h59 — em Saúde e Bem-estar

Quantos centímetros a sua cintura tem? Muito mais do que um fator estético, saber a resposta para esta pergunta pode contribuir para evitar complicações. Estudos indicam que mesmo pessoas consideradas magras, mas com o excesso de gordura na região abdominal, podem enfrentar problemas de saúde como as doenças cardiovasculares. 

Pesquisas demonstram que a gordura acumulada nesta região do corpo conseguem liberar substâncias prejudiciais para o coração. O acúmulo entope as artérias, dificultando a circulação sanguínea. Por isso, é preciso ficar atento para preservar a saúde.

Orientação

Com a ajuda de uma fita métrica é fácil fazer uma análise inicial. Basta verificar a medida da circunferência abdominal, passando o acessório sobre o umbigo. O sobrepeso pode ser indicado em resultados acima de 90 centímetros para os homens e acima dos 80 centímetros para as mulheres.

Neste caso, não é preciso ficar desesperado. O ideal é consultar um médico especializado para um diagnóstico exato. Com a ajuda de exames, será possível identificar o melhor caminho para eliminar o excesso de gordura na região abdominal.

Entre as ações, alimentação saudável e a prática periódica de atividade física são fundamentais para preservar a saúde e garantir a qualidade de vida desejada. Lembre-se que o excesso de gordura abdominal pode causar complicações para a saúde. Por isso, é preciso seguir hábitos saudáveis para evitar problemas.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar