Compartilhe este texto

Estudo revela que beber uma cerveja por dia faz bem para o intestino

Por Portal do Holanda

16/06/2022 13h37 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Ilustrativa/Pixabay

Você sabia que beber uma cerveja do tipo lager, que é a fermentada e armazenada em baixas temperaturas, por dia pode fazer bem para a saúde do intestino? Pelo menos é o que diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade NOVA de Lisboa publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.

De acordo com a pesquisa, o hábito aumenta o número de bactérias boas no intestino, reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

O grupo realizou um estudo duplo-cego, com 19 homens aleatórios, entre 23 e 58 anos. Eles foram divididos em dois times para beberem 330 ml de cerveja alcoólica e não alcoólica no jantar todos os dias.

O grupo foi orientado a não alterar a alimentação, nem os exercícios, rotina em geral. A pesquisa mostrou que ambos apresentaram um aumento de 7% na variedade de bactérias no intestino e no nível de fosfatase alcalina fecal. Também não foi constatado aumento no peso, massa gorda e níveis de colesterol.

Acredita-se que o efeito benéfico da cerveja sobre o microbioma. esteja associado aos polifenois e microorganismos que facilitam sua fermentação.

Os pesquisadores recomendam que as pessoas optem pelas cervejas não alcoólicas, apesar do resultado ser o mesmo para ambas.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar