Compartilhe este texto

Estudo revela quais tipos sanguíneos tem mais chance de desenvolver Alzheimer

Por Portal Do Holanda

08/06/2015 21h58 — em
Saúde e Bem-estar



Um novo estudo publicado no jornal científico Brain Research Bulletin revelou que o tipo sanguíneo de um indivíduo pode aumentar a chance de ele desenvolver o mal de Alzheimer, doença neuro-degenerativa. Para chegar ao resultado, o departamento de neurociência da Universidade Sheffield, na Inglaterra, analisou 189 exames de ressonância magnética de pessoas saudáveis.

A fim de entender se o tipo sanguíneo está relacionado a doenças cognitivas, os pesquisadores analisaram a matéria cinzenta do sistema nervoso dos participantes do estudo. Os cientistas buscavam encontrar uma ligação entre o ritmo de diminuição desse tecido e os tipos sanguíneos analisados.

No final, os cientistas concluíram que pessoas de sangue tipo O têm mais massa cinzenta no cérebro e, por isso, menor propensão a desenvolver doenças como o Alzheimer. Ainda, de acordo com o estudo, aqueles que têm tipo sanguíneo A, B ou AB apresentam um volume menor de massa cinzenta nas regiões temporal e medial do cérebro – áreas que o Alzheimer atinge primeiro –, o que aumenta a chance de desenvolvimento de doenças cognitivas.

Fonte: Daily Mail, IFL Science, Futurity e Info


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar