Compartilhe este texto

Estudo aponta que estresse pode influenciar no ganho de peso

Por Portal do Holanda

07/05/2022 11h12 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Liminha Júnior

Quando nos estressamos, nosso corpo fica preparado para um embate, é um mecanismo essencial para a sobrevivência na época das cavernas, quando os homens precisavam se proteger de predadores e invasores. No homem moderno os mecanismos desencadeados pelo estresse no organismo continuam os mesmos. No entanto, situações que desencadeiam a tensão e o estresse estão mais corriqueiros, podendo trazer prejuízos à saúde.

Durante uma situação normal de estresse seu hipotálamo aciona um sistema de alarme no corpo, causando um aumento na produção de substâncias como adrenalina e cortisol. A adrenalina aumenta a frequência cardíaca, eleva a pressão arterial. É como se o corpo se preparasse para um confronto físico.

Já o cortisol é o principal hormônio do estresse e funciona como um sistema de "alarme natural", aumenta a glicemia, restringe funções não essenciais em uma situação de confronto ou fuga.

O problema dessas substâncias é que fazem com que seu organismo se sinta constantemente na iminência de um ataque, prejudicando vários processos do corpo podendo causar diabetes, infarto e até AVC.

O estresse influencia bastante no peso, pois pode diminuir seus níveis de atividade, pois algumas pessoas reagem ao estresse se tornando sedentárias. Além disso, pode atrapalhar o sono desencadeando o ganho de peso, pois estudos já provaram que a falta de sono está ligada a uma maior ingestão de calorias.

A alimentação também é afetada, pois, comemos mais quando estamos estressados, já que a presença do cortisol desencadeia desejos por alimentos açucarados e gordurosos.

Situações estressantes são inevitáveis, mas podemos gerência o impacto que essas situações têm sobre você. Disciplina para uma dieta saudável, técnicas de relaxamento, meditação e massagem pode ajudar. Organizar prioridades e encarar situações inesperadas com bom humor também ajuda a ter um dia mais leve.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar