Compartilhe este texto

Estados atingidos por queimadas dobram atendimentos por problemas digestivos

Por Portal Do Holanda

04/10/2024 10h29 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pexels

Durante o período das queimadas, os atendimentos por problemas digestivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais que dobraram, conforme dados do Ministério da Saúde. Entre 30 de junho e 10 de agosto, foram registrados 49.982 atendimentos. No entanto, entre 11 de agosto e 21 de setembro, esse número saltou para 136.712.

O aumento também foi significativo nos casos relacionados ao sistema respiratório, com um crescimento de 21%. Os atendimentos passaram de 407.334, no primeiro período, para 492.057 no segundo.

Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (3), sem detalhamento específico por estado. Vale destacar que os números podem ser ainda maiores, já que a coleta de informações depende do preenchimento voluntário pelos estados e municípios no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica.

A reunião que tratou do tema contou com a participação de secretários de saúde da região Norte, além de representantes do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que as UBSs e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão sob forte pressão, mas ainda não há falta de leitos. Ela reforçou a necessidade de orientação preventiva para evitar o agravamento da situação.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proença, informou que as unidades têm conseguido responder ao aumento da demanda, mas ressaltou que, inicialmente, houve um crescimento nos casos de náuseas e vômitos. Com a intensificação das queimadas e a exposição à fumaça, também aumentaram os casos de síndromes respiratórias, como asma e rinite. Em algumas regiões, os casos de problemas gastrointestinais e respiratórios chegaram a dobrar.

Entre as medidas sugeridas aos municípios estão a importância da hidratação e a reorganização dos serviços de saúde, incluindo a ampliação do horário de funcionamento das UBSs.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar