Compartilhe este texto

Especialista alerta para perigo de dirigir com vontade de fazer xixi

Por Portal Do Holanda

13/06/2024 13h21 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pexels

O médico legista Marcelo Rocha Campos viralizou em um vídeo no TikTok, onde ele relata coisas que não faz mais pelo que vê no necrotério, e uma delas é nunca dirigir com vontade de fazer xixi. 

"Não é frescura, nem superstição, é por causa do cinto de segurança. Na hora de um acidente, o próprio cinto de segurança pode lesionar alguns órgãos internos. Então, se você está com a bexiga repleta de líquido, na hora da pancada ela pode simplesmente explodir. Isso se chama traumatismo de bexiga", relata.

A doutora em ciências da saúde Mariane Rigo Laverdi, explica que esse hábito que muitas vezes as pessoas fazem sem perceber pode apresentar um risco muito alto.

"Andar de carro com a bexiga cheia, principalmente em alta velocidade, como é o caso de dirigir em estradas durante viagens, aumenta o risco de ruptura do órgão no caso de um acidente automobilístico", explicou para o Viver Bem UOL.

"Em caso de acidente, o risco de a bexiga estourar e causar uma infecção generalizada (sepse) é muito maior", alerta a doutora, destacando que a fratura pélvica é a lesão mais comum associada ao rompimento da bexiga.

A especialista destaca que a mortalidade nesses acidentes geralmente se deve a traumas em outros órgãos. No entanto, uma bexiga cheia pode aumentar o risco de rompimento ou perfuração em caso de acidentes.

"Esses tipos de traumas podem acontecer mesmo com a bexiga vazia, porém, a bexiga cheia pode agravar essas complicações no momento da colisão", diz.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar