Enxaqueca: problema exige investigação detalhada

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

27/10/2020 6h40 — em Saúde e Bem-estar

Ao contrário do que muitos imaginam, enxaqueca não é uma simples dor de cabeça ou uma invenção. O problema é sério e exige tratamento adequado. Essa síndrome neurológica afeta principalmente as mulheres. As crises prejudicam o dia a dia dos pacientes.

Boa parte da população sofre ou já sofreu com dores de cabeça. Mas alguns indivíduos possuem crises que vão do moderado ao insuportável. Essa situação também é conhecida como enxaqueca.

Sintomas

Identificar o problema é fácil. Além de dores de cabeça frequentes, a pessoa sofre também com náuseas e vômitos. É possível ainda apresentar intolerância à claridade e ao barulho assim como a perda de apetite.

Nos casos mais graves, a visão pode ficar alterada. Depressão, dificuldade de memorização, irritabilidade e sonolência também fazem parte da lista.

Tratamento

Ao apresentar algum desses sintomas o mais indicado é procurar um médico especializado com urgência. O profissional conseguirá avaliar o caso e, assim, identificar a melhor forma de combater o problema. O tratamento pode ser tanto preventivo quanto a base de analgésicos comuns. Alguns casos exigem ainda outros medicamentos.

É importante lembrar que dores de cabeça com frequência podem indicar também a existência de outras doenças graves, como meningite e tumores. Por isso, evite tomar remédios sem a indicação de um médico. E investigue as reais causas do problema.